segunda-feira, 21 de março de 2011

Uso de Parabenos em Cosmética é Seguro

O Comité Científico para a Segurança do Consumidor (Scientific Committee on Consumer Safety, SCCS) divulgou recentemente o seu parecer sobre o por vezes controverso tema da utilização de parabenos em produtos de cosmética, os quais são recorrentemente acusados de interferirem com o sistema hormonal.

O SCCS analisou a acção específica do butilparabeno e o do propilparabeno e concluiu que não existem provas de que estes parabenos tenham qualquer impacto no sistema hormonal. Aconselha, no entanto, que os níveis destes conservantes nunca ultrapassem uma concentração acumulada de 0.19%.

Poderá aceder ao relatório completo aqui.

3 comentários:

Rita disse...

Não é bem isso que é dito... "necessary data needed to demonstrate that the available results for rats are
also valid for humans are still missing" O que é dito é que com os dados existentes não se consegue provar categoricamente nem uma coisa nem outra. Foram estabelecidos valores máximos em relação ao que se pensa ser seguro e fica ao critério de cada um de nós tomar uma decisão em relação a este assunto. Eu, pessoalmente prefiro que os produtos que uso não contenham parabenos.

Anónimo disse...

Qualquer pessoa que faça um pouco de investigação, sabe ver que os Parabenos, juntamente com outros ingredientes, são sim Perigosos para a saúde.
Eu próprio, que enquanto adolescente nunca tive acne nem pele oleosa, comecei pelos 20 anos a ter acne na zona do maxilar. Usei produtos anti-acne, marcas caras, baratas, tudo o que me recomendara,. Assim que passei a usar um hidratante sem parabenos e uma base de maquilhagem também sem parabenos, nunca mas tive este acne, normalmente chamado de acne hormonal. Desde então uso sempre produtos sem parabenos, e admiro-me como marcas tão caras usem conservantes sem provas dadas de serem Seguros (os parabenos têm um custo muito reduzido para os laboratórios) nos seus produtos. Quem quiser, que investigue.
Obrigada.

Anónimo disse...

Anonimo pfvr me diga nome de prodtos com parabenos.