quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Pele com Manchas


O Dr. Tom Mammone, Director Executivo do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Clinique, responde a algumas perguntas frequentes sobre manchas.

P: Quais são os diferentes tipos de manchas de pigmentação que podem ocorrer na pele? São todas causadas pelo mesmo factor?
R: Há muitos tipos diferentes de manchas escuras que podem aparecer na pele. A melanina é responsável pela cor que vemos na nossa pele, incluindo as manchas de pigmentação, mas manchas escuras diferentes têm causas diferentes. Algumas das manchas de pigmentação mais comuns e as suas causas são:

Melasma ou Cloasma: Surge simetricamente no lábio superior, maçãs do rosto e queixo, em mulheres com mais de 20 anos. Geralmente, considera-se que é provocado por alterações hormonais e exacerbado pela exposição aos UV. Existe também um tipo que ocorre apenas em mulheres grávidas ou que tomem contraceptivos orais ou outros medicamentos que tenham impacto nas hormonas. Neste último caso, a descoloração desaparecerá normalmente quando terminar a gravidez ou deixar de tomar os medicamentos.

Hiper-pigmentação devido à exposição aos raios UV (também conhecida como Manchas de Idade): Quando estimulada pelos raios UV, a actividade normal das células do interior da pele (melanócitos) torna-se hiperactiva, aumentando a actividade da tirosinase e o excesso de produção da pigmentação da melanina. Em resultado, ao longo do tempo formam-se estas manchas escuras na pele.

Hiper-pigmentação devido ao processo de cicatrização, dermatite de contacto ou outra irritação: Várias formas de irritação podem conduzir ao aparecimento de manchas escuras, como por exemplo limpar a pele em excesso, a dermatite atópica ou até mesmo o acne.

Sardas Hereditárias: Estas pequenas manchas são congénitas e começam a aparecer por volta dos três anos de idade - e mais intensamente durante a puberdade. Depois dos 30, permanecem sensivelmente as mesmas ou tornam-se um pouco mais claras. A sua relação com os raios UV ainda permanece desconhecida. As pessoas de pele clara, cabelos ruivos ou louros e olhos azuis mostram-se mais predispostas a elas.

P: Fale-nos mais sobre a melanina e como actua na nossa pele.
R: A melanina é o pigmento escuro protector que é produzido pela pele como mecanismo de defesa natural contra a radiação UV, bem como a outras agressões como o fumo, a poluição ou o pólen - ou se a pele apresentar uma reacção alérgica. A melanina é formada por células especializadas produtoras de pigmento situadas na epiderme, designadas por melanócitos, que são caracterizadas pelos seus pequenos braços estendidos, como os tentáculos de um polvo. Cada um destes braços toca em muitas células epidérmicas normais - os queratinócitos - para distribuir a melanina.

Quando a pele reconhece lesões potenciais, acciona uma reacção defensiva, que envia substâncias bloqueadoras como medida protectora. Por outras palavras, os melanócitos libertam melanina, que retira a parte de cima do núcleo de uma célula cutânea. Se a pele receber continuamente melanina em quantidades irregulares, mesmo após a lesão inicial ter desaparecido, manchas escuras e descoloração formam hiper-pigmentação à superfície da pele.

P: Podemos controlar ou eliminar todos os tipos de pigmentação?
R: Podemos tratar as manchas escuras provocadas por melasma, cloasma e hiper-pigmentação devido a exposição aos raios UV, ou as resultantes do processo de cicatrização, dermatite de contacto ou outro agente irritante com produtos tópicos de cuidados da pele. Não podemos tratar as sardas hereditárias

P: Quem está mais predisposto a apresentar pigmentação anormal?
R: A ideia mais comum relativamente aos problemas de pigmentação é que os tipos de pele que possuem inerentemente mais melanina apresentam um risco mais elevado de descoloração, mas qualquer um pode ser susceptível à pigmentação anormal. O tipo de pigmentação anormal depende do tom de pele natural. Por exemplo, se tivermos mais melanina, então é mais provável que surjam manchas escuras devido a uma esfoliação demasiado meticulosa ou a marcas de imperfeições. Se tivermos uma pele mais clara, então será mais provável que as lesões solares surjam sob a forma de manchas escuras. A pele dos asiáticos tem tendência a apresentar melasma ou cloasma.

Enquanto a pigmentação é uma das principais preocupações há décadas (possivelmente até há séculos) na Ásia, está neste momento a desenvolver-se como uma preocupação comum noutras zonas, incluindo a América Latina, o médio Oriente e a África do Sul, embora as peles não caucasianas apresentem um risco mais elevado de apresentar alguns tipos de hiper-pigmentação, a pele caucasiana também se mostra susceptível a desenvolver manchas de envelhecimento e outras anomalias de pigmentação, por isso este problema está a tornar-se numa preocupação crescente entre esses tipos de pele também.

P: O que podemos fazer para evitar o aparecimento de mais manchas escuras?
R: Para além de usarmos um produto específico para manchas, não devemos nunca descurar a protecção solar. A Clinique recomenda sempre o uso diário de um protector solar com um factor de protecção solar de 15 ou mais. Quando possível, tente também evitar a exposição a agressores ambientais como a poluição, que podem accionar a síntese de melanina. Utilizar produtos com uma protecção solar avançada e antioxidantes, como o Superdefense SPF 25 Age Defense Moisturizer, é o ideal. Para além disso, use um regime diário para cuidar da pele que seja apropriado para o seu tipo de pele, para manter a pele feliz e saudável e garantir que esta não fique irritada.

173 comentários:

Mundo dos Tesourinhos disse...

Eu tenho algumas sardas na zona do nariz e gosto imenso! Existe alguma forma para fazer com que sobresaiam mais?? Alguma maquilhagem que dê mais destaque a esta zona?
Obrigada

Clinique disse...

Em termos de maquilhagem, o ideal é usar uma base mais translúcida e natural, como por exemplo a Perfectly Real Makeup, para que as suas sardas não fiquem "tapadas" e possam brilhar!

Anónimo disse...

Muito interessante este post! Eu infelizmente tenho este problema das manchas mas já comecei a usar o Even Better Skin Tone Corrector da Clinique, ainda é cedo para surgirem resultados mas estou com esperança de me livrar delas ou pelo menos atenuá-las :o)
Sónia

Anónimo disse...

Comecei agora a usar o creme anti manchas Clinique (não me recordo agora o nome...)que uso á noite após os 3 passos.
É correcto?
Obrigada
Marta

Clinique disse...

Marta,

Se está a falar do Even Better Skin Tone Corrector, sim, é para ser usado depois dos 3-Passos e antes do seu hidratante habitual.

Amanhã colocaremos um post a explicar melhor como este produto funciona!

Anónimo disse...

Tenho uma mancha escura nas costas. Ela surgiu pequena, mas foi aumentando e produz intensa coceira. Não apresenta qualquer lesão, mas está tomando conta das minhas costas. O desconforto é enorme.
Consultei uma dermatologista que me afirmou que era uma concentração de proteínas. Como me livrar disso?

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Muito honestamente, devia colocar essa pergunta ao seu dermatologista.

A linha Even Better destina-se a manchas escuras provocadas pela aglomeração de MELANINA. Desconhecemos a que corresponde a concentração de proteínas que refere, pelo que não nos sentimos à vontade para a conselhar.

Anónimo disse...

Umas fartas das sardas e outras com vontade de mostrar as suas!!!
Mesmo sendo hereditárias, será que estes produtos não as disfarçam mais? (Hihihi)
Obrigada

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

À partida estes produtos não afectam de todo as sardas, apenas os restantes tipos de hiper-pigmentação...

Melissa disse...

Bom dia.
Tenho uma pele com tendência acneica, no rosto é mista e oleosa nas costas e no peito. As manchas provocadas pela acne no rosto, acabam por desaparecer após algum tempo, mas nas costas não desaparecem de forma alguma, além disso a minha pele é muito pigmentada, tem várias manchas escuras hereditárias nas costas e aliadas às manchas da acne deixa-me bastante incomodada. No peito, tenho vários pontos brancos, semelhante aos pontos negros, mas de poro fechado. Gostaria de saber o que me recomendariam para eliminar ou atenuar as manchas provocadas pela acne e se possível também as tais manchas escuras hereditárias e os pontos brancos.
Obrigada.

Clinique disse...

Cara Melissa,

Muito honestamente, não nos sentimos muito à vontade em aconselhá-la (online, ainda por cima!) naquele que nos parece um caso de dermatologia... já procurou a opinião de um médico?

Melissa disse...

Sim, já recorri à ajuda de dermatologistas e não obtive resultados satisfatórios, até antibiótico já me receitaram.
Agradeço, de qualquer forma, a atenção dispensada.

Amanda disse...

Bom dia li a matéria sobre manchas escuras, eu estou com manchas escuras nas mãos e na barriga tem algumas também. Acho que no meu caso é por causa do anticoncepcional eu comprei um similar ao meu. Se eu parar de tomar as manchas vão sair? obrigado amanda.

Clinique disse...

Cara Amanda,

Se existe a possibilidade de as suas manchas estarem relacionadas com o uso de anticoncepcionais, o melhor será mesmo contactar o seu médico assistente, na medida em que elas podem ter um fundo hormonal que ultrapassa o âmbito da cosmética.

Tiago disse...

Caros senhores,

Tenho uma pele clara, mas com tendência a ficar morena facilmente... ainda por cima faço surf regularmente o que me leva a ter muito contacto com o sol... recentemente perdi um pouco de pigmentação na cara, em poucas e pequenas zonas bronzeio-me mas inicialmente fica mais avermelhado e só depois fica bronzeado, sempre mais claro....

Existe algum produto que me aconselhem???

Obrigado

Clinique disse...

Caro Tiago,

Relativamente à perda de pigmentação (se se refere à aclaração da pele e ao aparecimento de manchas brancas, processo conhecido como despigmentação), trata-se de uma problema que ultrapassa a cosmética, pelo que o melhor será consultar o seu dermatologista.

De resto, quanto ao facto de ter a pele muito clara, que tende a ficar avermelhada antes de bronzear, o ideal é usar um protector solar de rosto com um SPF elevado, como o nosso SPF 40 Face Cream (http://clinique-portugal.blogspot.com/2009/03/nova-linha-de-sol-clinique.html).

Joana disse...

Eu já estou com a cara cheia de manchas, e uso um protector solar +50. Gostaria de saber se o vosso creme aNti-manchas reduz as manchas que tenho?

Clinique disse...

Cara Joana,

A nossa linha Even Better é ideal para atenuar a aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas. Isto quer dizer que, à partida, pode e deve usá-la, mas este aconselhamento deverá ser sempre validado pessoalmente por uma Consultora Clinique.

Anónimo disse...

Bom dia, Há poucos meses atrás surgiu-me uma mancha grande na perna junto à anca, imediatamente abaixo à linha das cuecas, e parecida a uma nódoa negra. Com o passar do tempo diminuiu de tamanho mas ainda ficou uma pequena mancha escura circular. Será possível eliminar esta mancha? Não sei porque razão apareceu.

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Apesar de o nosso Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://clinique-portugal.blogspot.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html) ser indicado para a pele do rosto, colo e mãos, não deverá haver qualquer problema se o aplicar na mancha que refere.

No entanto, o ideal será sempre ser visto(a) e aconselhado(a) por um dermatologista.

liliana disse...

Olá,
Há uns meses apareceu-me uma mancha castanha na zona do buço devido a exposição solar + depilação com cera (penso eu) e estou a usar Even Better Clinical dark spot corector há cerca de 8 semanas, os resultados foram visiveis ( as manchas atenuaram) mas não suficientes pois mesmo assim as manchas não desapareceram por completo e tenho sempre que disfarçar com maquiagem. Gostaria agora de saber se devo ou não continuar a aplicação desse produto e por quanto tempo no máximo se pode aplicar ou então qual aconselham? Obrigado

Clinique disse...

Cara Liliana,

O ideal será usar sempre o Even Better Clinical antes do seu hidratante habitual. Isto porque quem tem tendência para manchas terá SEMPRE tendência para este problema - pelo que não deve descurá-lo nem um segundo.

Conforme já explicámos aqui, o Even Better Clinical atenua a aparência das manchas escuras, sendo difícil (ou mesmo impossível) um produto cosmético eliminá-las totalmente.

Ainda assim, tendo em conta qe a sua acção é continuada, assim como a ameaça das manchas, a nossa sugestão é que continue a usar o produto.

Anónimo disse...

Há uns 5 anos vem crescendo umas manchas nas minhas costas, são marrons mais escuras que minha pele branca e estão se alastrando pra barriga,o curioso e que meu irmão também tem isso mais a dele diminuiu, e as minhas estão crescendo. Oque posso fazer?

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

O ideal será mesmo mostrar as manchas que refere a um dermatologista. O nosso Even Better Clinical Dark Spot Corrector ajudará com toda a certeza a atenuar essas manchas, mas sendo ele um produto de rosto, é capaz de não ser a alternativa mais económica para o seu caso!

KEILLA MENDES disse...

Boa tarde, tenho melasmas ja há 4 anos apos gestação. J a tentei de tudo e nada melhorou. Agora estou usando o Even Better Dark Sport Corrector há 1 mes e meio e ja tenho resultados muito bons. Vou a praia daqui alguns dias e gostaria de saber se preciso parar de usar no periodo que estarei la. Obrigada KEILLA.

Clinique disse...

Cara Keilla,

Deverá manter a rotina de cuidados de pele que tem feito até aqui, sem tirar nem pôr, acrescentando apenas a aplicação de protectores solares de rosto e de corpo com SPF 15 ou superior.

Estes deverão ser aplicados antes de sair de casa e reaplicados frequentemente.

carlos disse...

Bom , eu quero tirar uma duvida , tenho uma mancha escura do lado direito da barriga , passa uns centimetros acima do umbigo e abaixo , e so vai ate a metade da barriga , eu tenho essa mancha desde de que era pequeno , não sei bem a idade , hj tenho 19 anos , e nenhum medico sabe me falar direito o que é isso , ainda não fiz um exame detalhado mas quero saber se alguem pode me tirar essa duvida do porque ue tenho essa mancha.
Meu mail é : c.teixeira_10@hotmail.com , se alguem tiver resposta por favor me fala.
Obrigado...

Clinique disse...

Caro Carlos,

Conforme poderá imaginar é-nos completamente impossível fazer um diagnóstico da sua mancha por internet, sem vê-lo pessoalmente!

Aquilo que lhe sugerimos é que consulte um dermatologista - e que, caso ele concorde, experimente o nosso Even Better Clinical Dark Spot Corrector (o qual, apesar de ser um produto de rosto, pode perfeitamente ser aplicado em pequenas zonas do corpo).

Poderá ler mais sobre este produto aqui: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html

Fabíola disse...

Olá!!
Estou usando o Even Better Skin Tone Corrector da Clinique para atenuar cicatrizes de acne. Porém são avermelhas, não castanhas. Devo continuar o uso ou usar outro produto? Muito obrigada!

Anónimo disse...

Complementando o post anterior, a versão do Even Better que estou usando é a Dark Spot! É eficaz para manchas avermelhadas?

Clinique disse...

Cara Fabíola,

O Even Better Clinical destina-se à atenuação da aparência de manchas escuras (castanhas).

Sendo as manchas que descreve encarnadas, desde que as borbulhas em questão já não estejam inflamadas, poderá experimentar um produto como o Anti-Blemish Solutions Post-Blemish Formula, especificamente concebido para evitar que as borbulhas deixem marca: http://www.clinique-portugal.com/2010/05/post-blemish-formula.html

eliane disse...

Olá!
Tenho uma coceira na parte da frente de minha perna acima da canela, coça muito e forma manchas escuras.
Ja fui a diversos dermatologistas que deram cremes e pomadas para aliviar a coceira e cremes para clarear a pele , mas volta novamente, agora começou a doer parece que a dor é no osso.
O que devo fazer ja tenho esta coceira desde adolescente e hoje estou com 40 anos.
será que não tem cura?
atualmente uso o creme glyquim -XM, que clareia um pouco mas basta coçar para escurecer novamente.
Aguardo anciosa resposta.Por favor espero que me ajudem com esclarecimentos.
meu e-mail: elianereisc@gmail.com

Clinique disse...

Cara Eliane,

À partida, o nosso Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html) ajuda a atenuar a aparência de todas as manchas escuras, com a única excepção das sardas.

No entanto, por se tratar de um caso tão particular e de uma zona tão específica, o ideal será talvez perguntar a opinião do seu dermarologista relativamente à utilização deste produto.

luana disse...

olá!usei por duas semanas um produto para clarear melasmas(hormoskin)minha pele ficou muito irritada e vermelha.quando passava protetor sentia queimar minha pele,após parar de usar o produto por 2 dias percebi meu rosto todo manchado de preto...ou seja o produto que á base de hidroquinona deixou minha pele mais manchada ainda.será que essas manchas sairão?estou desesperada!manchas causadas por hidroquinona são reversiveis?

Clinique disse...

Cara Luana,

Não possuímos informação suficiente sobre os efeitos causados por tratamentos com hidroquinona na medida em que se trata de um ingrediente que a Clinique não utiliza.

Aquilo que lhe podemos dizer é que o nosso sérum Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html) atenua a aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas, sem os efeitos secundários provocados pela hidroquinona.

Por que não experimenta este produto?

João disse...

olá, gostaria de tirar uma duvida.

tenho várias manchas de cor caramelo em minhas costas. Estou bastante preocupado, gostaria de ter uma ideia do que possa vir a ser, também tenho bastante acne será essa a causa?

Clinique disse...

Caro João,

Por vezes as borbulhas deixam, de facto, marcas escuras, cuja aparência pode ser atenuada com produtos específicos como o nosso Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html), por exemplo.

No entanto, o ideal será mesmo ser visto por um dermatologista, para que possa descobrir a origem das suas manchas e o tratamento mais adequado.

Gean carlos disse...

mancha escura na barriga que esta nascendo pêlos,o que é isso?

Clinique disse...

Caro Gean Carlos,

O que descreve parece ser um sinal, mas o melhor é ser observado por um dermatologista, pode ser?

etty disse...

tenho exceso de melanina,minha pele esta manchada

Andre disse...

Boa Tarde. Ontem um amigo meu deu-me sem querer uma pancada no nariz e doeu-me só no momento mas quando cheguei a casa vi que tinha uma pequena mancha roxa no nariz.. O que é que pode ser isto? e o que devo fazer agora? Cumprimentos

Anónimo disse...

eu tambem tive esse problema

Clinique disse...

Caro André,

O que descreve parece ser apenas sangue pisado cuja aparência desaparecerá em breve!

denise disse...

eu tenho manchas causadas por alergia de mosquito quando criança. e ficarão as manchinhas... ja usei produtos a base de hidroquinona e nao obtive nenhum resultado. neste caso os cremes para manchas da clinique poderiam resolver ou amenizar meu problema? as manchas sao na regiao das pernas. aguardo uma resposta

Clinique disse...

Cara Denise,

Sim, a linha Even Better da Clinique poderá, sem dúvida, ajudá-la na atenuação do seu problema!

luiza disse...

Olá me chamo Luiza Lima tenho umas manchas escuras na pele na verdade na minha perna no inicio pensei que fosse um sinal mas com o passar do tempo estou percebendo que esta mancha esta crescendo,meu pai tem uma mancha igual só que em outro lugar.essas manchas são separadas amarronsadas o que pode ser?

Clinique disse...

Cara Luiza,

Para lhe sermos honestos, é-nos completamente impossível diagnosticar a mancha que refere assim, sem a observar pessoalmente, pela internet.

Por que não consulta um dermatologista?

Anónimo disse...

Boa tarde,
Possuo algumas sardas que até acho piada mas há uns 5 meses apareceu-me sob o lábio superior uma mancha (quase parece buço) e tem vindo a intensificar-se.
Devido a um problema renal tomei cortisona durante algum tempo, tendo interrompido em Fevereiro de 2011. Será esta a causa?
Há uns 2 anos que surje esta mancha mas com a aplicação de fade out sempre desaperecu...excepto este ano.

Agradeço a vossa opinião e continuação de um excelente trabalho!

Anónimo disse...

Bom dia, comecei a reparar que na parte superior dos labios, no buço, ganhei uma pigmentação escura, ja utilizei um tubo da clinique, mas so aclarou , não sei que mais fazer porque sinto me mal tendo uma mancha que parece um bigode!!
agradeço ajuda que me possam dar, muito obrigado Daniela Carvalho

Clinique disse...

Caras Anónima de 12 Setembro às 17:57 e Daniela,

Como poderão compreender, é-nos completamente impossível diagnosticar a causa de manchas escuras assim, pela internet, sem observar a vossa pele pessoalmente.

No entanto, aquilo que sabemos é que o nosso sérum Even Better Clinical (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html) atenua a aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas, pelo que, à partida, poderá ajudar as duas.

Finalmente, é importante referir que, embora possam ter uma mancha mais acentuada numa determinada zona, é preferível aplicar este produto em todo o rosto.

Turbian disse...

Bom dia , eu tenho uma mancha escura nas costas ela nao é preta e sim meio um marrom e ela fica na parte direita das minhas costas , bem embaixo do trapezio ! oque pode ser , muito grato

Turbian disse...

bom dia ! faz um tempo que eu tenho uma macha um pouco escura nas costas embaixo do trapezio , ela esta mais pra marror escurinho , oque sera que pode ser !!!! muito obrigado

Clinique disse...

Caro Turbian,

A Clinique dispõe de uma linha chamada Even Better que atenua a aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas.

Pode experimentar aplicar alguns dos produtos que a compõem, com especial destaque para o sérum Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html), mas o ideal será mesmo ser observado pessoalmente por um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento - pode ser?

Turbian disse...

Ah ! sim , claro pode ser sim vou marcar dermatologista para min ! mais muito obrigado pela atenção !

Anónimo disse...

Olha tenho uma mancha nas costas a muitos anos, ela cresceu um pouco, e tem mudado de comportamento, antigamente termia muito o local, depois passou a cossar muito, e agora esta me incomodando nao e bem uma dor mas me incomoda, o que pode ser. meu e mail duda_pratti@hotmail.com
me de um parecer por favor, muito agradecido.

Clinique disse...

Caro Anónimo,

Como poderá compreender, é-nos completamente impossível (para não dizer pouco sério) fazer diagnósticos assim, via internet, pelo que o aconselhamos a procurar um dermatologista, pode ser?

Anónimo disse...

Boa tarde. Tenho muitos pelos no rosto e como tal comecei a tirar com bandas de cera fria, apenas no buço e queixo mas o resultado foi uma mancha horrível nessa zona. actualmente faço a depilação nessa zona a laser, com o intuito de enfraquecer os pelos (já noto diferença) e diminuir a mancha; nesse aspecto não noto qualquer diferença. tenho umas manchas de olheiras, cuja origem é hereditária e que não ficam nada bem no meu rosto, quando acrescentadas às manchas da pigmentação no buço e queixo, fazem com que o meu tom de pele não seja nada uniforme. Gostaria que me indicassem um creme que ajudasse na diminuição das olheiras e da mancha do buço e queixo. obrigada

Clinique disse...

Cara Anónima,

Relativamente às olheiras, o ideal será usar um creme de olhos como o nosso All About Eyes (http://www.clinique-portugal.com/2011/04/all-about-eyes.html) ou All About Eyes Rich (http://www.clinique-portugal.com/2011/04/all-about-eyes-rich.html) e complementá-lo com a aplicação diária de um corrector de olheiras.

Quanto às manchas do buço e queixo, a Clinique dispõe de um produto extremamente eficaz chamado Even Better Clinical Dark Spot Corrector, o quel proporciona os mesmos resultados que o ingrediente anti-manchas mais prescrito por dermatologistas: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html

Dentro desta linha (Even Better), também dispõe de um creme hidratante e de uma base para peles com manchas. Poderá ler mais sobre este produtos no separador "manchas" localizado na coluna lateral direita do blogue.

Anónimo disse...

Estou com manchas marrons em minha canela são separadas entre elas e vão desde o tornozelo até metade da canela, não coçam, não descamam, estou apavorado, o que pode ser ! Por favor se viu algo parecido por favor diga, estou com medo de que seja um rash cutaneo, por isso estou com muito medo de até ir ao hospital!

Clinique disse...

Caro Anónimo,

Como poderá compreender, é-nos completamente impossível (para não dizer pouco sério e profissional) fazer diagnósticos assim, via internet, sem observá-lo.

No seu caso, temos a maior das penas, mas terá mesmo que consultar um médico, pode ser?

Muito obrigada pela compreensão!

Anónimo disse...

Olá,
Fui mãe e desde essa altura fiquei com uma mancha enorme no local do buço. Na testa também mas no decorrer deste ano foi diminuindo mas neste local não. Passei a fazer mais vezes o buço pois qq penugem parece me duplamente grande e acredito que esse fator não ajude nada!! Bom, ao contrario do sugerido na explicação q o dr apresenta, este tipo de mancha deveria surgir após a alteração hormonal q a provocou. Não foi o caso já passaram 2 anos. Questão, qt tempo demora o tratamento? E definitivo ou tem que ser repetido? Se sim qual o período médio de duração?
Obgda

Clinique disse...

Cara Anónima,

De uma forma geral, as manchas de origem hormonal que surgem na gravidez desaparecem no fim daquele período, mas infelizmente existem casos (como o seu) em que tal não se verifica.

Conforme já aqui dissemos, o nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html) é extremamente eficaz na atenuação da aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas, proporcionando resultados equivalentes ao ingrediente mais prescrito por dermatologistas - mas sem quaisquer efeitos secundários ou limite de utilização.

O único senão é que as manchas são um problema bastante persistente, o que faz com que este produto deva ser aplicado todos os dias - e para sempre.

Cláudio e Gislaine disse...

Sempre que um inseto me pica ou quando eu me machuco, minha pele fica escura fica marronzinho, gostaria de saber se você tem alguma sugestão para mim deis de já agradeço.

Clinique disse...

Caro Cláudio,

A Clinique tem um produto (melhor ainda, uma linha) especificamente concebida para a atenuação de manchas castanhas, chamada Even Better.

No entanto, se as reacções que descreve são temporárias, talvez seja melhor explorar um produto como o Urgent Relief Cream da linha Redness Solutions: http://www.clinique-portugal.com/2010/01/urgent-relief-cream.html

Ainda assim, aquilo que lhe aconselhamos é que mostre as manchas que refere a um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, pode ser?

Cláudio e Gislaine disse...

sim, muito obrigada pela atenção

edina disse...

ola tenho uma pequena mancha escura nas costas, coça e ate arde o q pode ser

Clinique disse...

Cara Edina,

Como poderá compreender, é-nos completamente impossíve diagnosticar a sua mancha pela internet... aquilo que deverá fazer é procurar ajuda junto de um dermatologista.

Muito obrigada pela sua compreensão.

Anónimo disse...

ola, estou com uma mancha escura no abdomen, ela era so um risco mais de uns dias para ca ela creceu e esteticamente nao fik bem.. ja fui no dermatologista e nao deu em nada ja fizz biopcia e tbm nao deu nada.. por gentizesa oq eu faço???

atensiosamente

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

O único conselho que lhe podemos dar é procurar a opinião de outro dermatologista.

Como poderá compreender, se ninguém consegue ajudá-lo(a) pessoalmente, o que faremos nós, via interet?

Ba sorte e as suas melhoras.

Anónimo disse...

Olá... tenho 20 anos e possuo uma mancha marrom no rosto, na bochecha, é uma mancha de nascença que me incomoda muito, me deixa com a auto estima extremamente baixa e tenho uma outra mancha também de nascença enorme no bumbum, sendo essa bem branca.Os dermatologistas falam que não há tratamento para essa mancha branca e ela não é vittigio, não há mesmo nenhuma maneira de pgmentá-la? e qnd a mancha marro no rosto, se eu fizer peeling para ir desbotando melhora ou piora, visto que são células e por se multiplicarem pode escurecer ainda mais?

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Relativamente à mancha escura que refere, poderá experimentar o nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spot Corrector, o qual atenua a aparência detodas as manchas escuras à excepção das sardas.

Quanto à mancha branca, infelizmente não temos nenhuma solução para lhe propor.

Anónimo disse...

OLÁ, TUDO BEM?
EU TENHO PSORIASE E FAÇO TRATAMENTO COM CREME E CORTICOIDES,TOMO SOL COM MODERAÇÃO POIS AS LESÕES MELHORAM BASTANTES. AS LESÕES MAIS ANTIGAS FICARAM COM UMA COR MARRON, FUI NO DERMATOLOGISTA E ELA ME DISSE QUE ESTAS MANCHAS NÃO SAEM MAIS. VCS. PODERIAM ME AJUDAR??? OBRIGADO

Anónimo disse...

OLÁ, TUDO BEM?
EU TENHO PSORIASE E FAÇO TRATAMENTO COM CREME E CORTICOIDES,TOMO SOL COM MODERAÇÃO POIS AS LESÕES MELHORAM BASTANTES. AS LESÕES MAIS ANTIGAS FICARAM COM UMA COR MARRON, FUI NO DERMATOLOGISTA E ELA ME DISSE QUE ESTAS MANCHAS NÃO SAEM MAIS. VCS. PODERIAM ME AJUDAR??? OBRIGADO

Anónimo disse...

Olá,tenho 25 anos e na minha adolescênciacomeçou a surgi uma mancha enorme na parte anterior da perna começando na dobra do joelho até a nadega e noto que ela cresce pois já tomou conta da minha virilha. Na parte posterior da mesma perna surgiu a mesma mancha começando do joelho até a metade da coxa.Nunca fui ao dermatologista, porém já usei clariderme em uma parte da mancha e notei que clareou um pouco, mais não continuei o tratamento. Tenho muita vergonha dessa mancha maldita, pois, nunca pude usar shortes ou saía mais curtas pelo fato dessa mancha existir. O que faço? Será que um dermatologista dária a solução?

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo,

Como pode imaginar, é-nos completamente impossível aconselhá-lo assim, via internet. O único conselho que lhe podemos dar é mesmo procurar a ajuda de um dermatologista.

As suas melhoras!

margarida disse...

Tenho manchas castanhas de pano e nesta altura intenssificam-se com o sol. Estou a usar protector solar mas na verdade gostaria mesmo era que desaparecessem pois são inesteticas.Já me aconselharam baba de caracol mas não sei se resultaria e preferia conselho de especialistas.
este é o meu endereço:
m.silvaluis@hotmail.com
brigado

Clinique disse...

Cara Margarida,

Pela sua descrição, o ideal será experimentar o nosso sérum Even Better Clinical Dark Spot Corrector, o qual proporciona os mesmos resultados do ingrediente anti-manchas mais prescrito por dermatologistas. Mais informações aqui: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html

Anónimo disse...

O Even Better Clinical Dark Spot Corrector pode ser usado na Primavera Verão?

Anónimo disse...

Qualquer ferimento no meu corpo deixam marcas escuras,o que acontece com esse tipo de pele e o que posso fazer para evitá-las, além, claro, de tomar cuidados para não ferir a pele?

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a) de 27 de Março de 2012 09:05,

Antes de mais, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta, mas por qualquer motivo não recebemos a notificação do seu comentário e só o vimos agora que outro foi publicado.

Dito isto, a resposta é sim, o Even Better Clinical pode e deve ser usado durante todo o ano.

Clinique disse...

Caro Anónimo de 25 de Maio de 2012 21:40,

A pergunta que nos coloca pertence mais ao campo da dermatologia do que ao da cosmética, pelo que o aconselhamos a visitar o seu médico.

Juliana disse...

Tenho a pele dos labios escurecidas devido a ação dos raios solares. Existe algum produto especifico para clarear esta area?

Clinique disse...

Cara Juliana,

A Clinique não dispõe (por enquanto) de nenhum produto anti-manchas específicamente concebido para a boca.

suzzy disse...

Boa noite tenho uma mancha na testa q me causa transtorno e q me faz sempre usar franja, penso q terá sido causada pelo exposição solar sem protetor há um ano, agora ficou ainda mais escura uso um ecrã total pra proteger, goataria de saber o q me pode aconselhar pra atenuar, pois começo a ficar farta da franja :(

Lurdes disse...

Boa tarde
Tenho umas manchas escuras nas pernas, provocadas pela melanina segundo me informou o dermatologista. No entanto, o tratamento que me aconselhou para clarear não produziu resultados visíveis ao fim de um ano de uso.
Gostaria de saber se a V/ linha Even Better é adequada a este tipo de problema.
Cumprimentos
Lurdes

Clinique disse...

Cara Suzzy,

A Clinique tem uma linha completíssima para atenuar a aparências manchas como a sua. O produto mais emblemático desta linha é o Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html), mas poderá descobrir as restantes soluções da nossa linha anti-manchas clicando na etiqueta "manchas" localizada na barra lateral direita deste blogue.

Clinique disse...

Cara Lurdes,

A nossa linha Even Better é adequada à atenuação da aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas, pelo que poderá perfeitamente usá-la.

Anónimo disse...

ola eu sou paulo e gostaria de dizer o seguinte.eu tenho mancha escura no buço devido a barba mas antes eu nao tinha.eu procurei meu medico e ele me receitou hidroquinona.estou uzano a 2meses e clareou ficou clarinho.mas quando eu paro de uzar a marca escura volta.eu so tiro os pelos com a pinça.vcs poderia me dizer quanto tempo tenho que uzar a hidroquinona.para a marca escura nunca mais voltar?

Clinique disse...

Olá, Paulo,

Como a Clinique não tem produtos com hidriquinona, não temos conhecimentos suficientes para responder à sua pergunta.

Aquilo que lhe podemos dizer é que a Clinique tem um produto cujo desempenho é comparável ao da hidroquinona, às 4, 8 e 12 semanas. Chama-se Even Better Clinical Dark Spot Corrector e poderá ler mais aqui: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html

vera disse...

bom dia
tenho tido algumas borbulhas e infelizmente nao consigo conter-me
e rebento sempre e acabo por ficar com manchas negras no rosto.
de momento estou a usar liquid facial soap oily skin formula savon visage luiquide tonique,clarifying lotion clarificate,e o creme superdefense spf 25 sera que eu estou a usar os produtos certos e que tenho a pele mista.

atentamente
veronica

vera disse...

tenho manchas negras no rosto devido a espremer burbulhas e estou a usar o savon visage luiquide tonique,clarifying lotion clarificante e o creme superdefense spf 25 sera que estou a usar produtos adequados

Anónimo disse...

Olá,
tenho manchas na zona das virilhas e axilas. A minha estéticista diz que pode ser da fricção das roupas e das pernas (sou cheinha), do suor e/ou tb de na adolescência fazer depilação com lâmina. Antes de consultar um dermatologista,gostaria de saber se têm algum produto que me possa ajudar a clarear estas zonas.
Obrigada

Anónimo disse...

boa tarde!Eu sou catarina jesus. Neste momento estou com uma mancha castanha no buço e a cerca de 1semana e meia comecei a usar um creme anti-manchas essence+sérum , no entanto parece- me que a mancha castanha clara começou a ficar mais escura.É normal isto acontecer mesmo usando creme anti - manchas + protetor 5+?
Obrigada

Clinique disse...

Cara Vera,

Se a sua principal preocupação são as manchas escuras deixadas pelas marcas de borbulhas, aconselhamo-la a experimentar o nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html), especificamente concebido para atenuar a aparência de manchas.

Também poderá explorar a restante linha Even Better clicando na etiqueta "manchas" localizada na barra lateral direita do blogue.

Clinique disse...

Cara Anónima de 21 de Agosto de 2012 23:17,

Como poderá compreender, é-nos muito difícil aconselhá-la assim, via internet, sem a ver pessoalmente - e muito menos substituir um dermatologista.

A Clinique possui, de facto, uma extensa linha anti-manchas, que inclui um poderoso sérum chamado Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html), mas ainda assim aconselhamo-la a procurar aconselhamento médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Clinique disse...

Cara Anónima de 24 de Agosto de 2012 19:31,

Antes de mais, importa-se de ser mais específica relativamente aos produtos que está a utilizar? São da marca Clinique ou não?

Muito obrigada!

Josimar Silva disse...

ola doutor me surgiu uma pequena mancha no orgão tenho 17 anos, virgeme naum sei oque pode ser, aguardo sua oiniao obgd

Clinique disse...

Caro Josimar,

Muito obrigada pela sua confiança, mas o melhor será mesmo consultar um médico, pode ser?

Muito obrigada.

Isabel disse...

Boa tarde, após 3 sessões de fotodepilação na zona do buço, reparei que estava a aparecer uma leve mancha, resolvi então interromper o tratamento, e a técnica aconselhou-se a usar um clareador ou descolorante pois a mancha era tão suave que iria desaparecer num instantinho. O problema é que o com a chegada do Verão e as idas à praia, apesar de usar proteção solar 50+, a mancha escureceu ligeiramente. Aguardei pelo fim do Verão e iniciei à 4 semanas o Even Better Clinical Dark Spot. Efetivamente clareou muito ligeiramente a mancha, mas agora eu pergunto: Mediante a experiência que a Clinique tem com este produto, será que vai eliminar esta "sombra" que tenho acima dos lábios na totalidade, ou vai apenas mantê-la clara??
Obrigada.

Clinique disse...

Cara Isabel,

Aquilo que sabemos é que o Even Better Clinical Dark Spot Corrector proporciona uma melhoria comprovada de 53% no tom da pele ao fim de 12 semanas de utilização, conforme poderá ler aqui: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html

Depois, tudo depende do sol que apanhar, dos tratamentos que fizer, dos medicamentos que tomar... em suma, do seu estilo de vida.

Ainda assim, o melhor será complementar a acção deste produto com a de um hidratante da mesma linha e eventualmente com a base Even Better Makeup SPF 15.

Danilo disse...

Olá, sou do Brasil e tenho um problema que me incomoda muito. A pele do meu lábio superior é bem escura, já a do lábio inferior é normal (rosada). Desde a adolescência foi assim (sou do sexo masculino). Isso me gera uma série de transtornos, algumas pessoas falam até mesmo que é DST (!). Gostaria de saber o porquê disso, pois não fica esteticamente bom ter os lábios com colorações diferentes. O que posso fazer para que o meu lábio superior fique rosado como o lábio inferior? Você tem algum artigo científico para que eu possa ler e me infomar mais? Obrigado!

Amanda disse...

Olá, por favor, gostaria muito que pudessem me ajudar...tenho a mania de cutucar cravos e espinhas, foi então que surgiu uma manchinha escura no meu rosto, me falaram que seria bom a pomada hormoskin (hidroquinoina 4%, tretinoína 0,05%, fluocinolona acetonida 0,01%), passei na manchinha à noite, quando foi de manhã, retirei o produto, passando protetor solar 60%, porém, após algumas horas notei que o meu rosto estava manchado, hiperemiado, do tipo roxeado...será que é normal da pigmentação da pele ou mesmo do produto e voltará ao normal se eu parar de usar ou é uma reação que pode permanecer no meu rosto?
Muito obrigada!!!

Amanda disse...

Olá, gostaria muito que pudessem me ajudar...tenho a mania de cutucar cravos, foi então que surgiu uma mancha escura no meu rosto, me falaram que seria bom a pomada hormoskin (hidroquinoina 4%, tretinoína 0,05%, fluocinolona acetonida 0,01%), passei na mancha à noite, quando foi de manhã, retirei o produto, passando protetor solar 60%, porém, após algumas horas notei que o meu rosto estava manchado, hiperemiado, do tipo roxeado...será que é normal da pigmentação da pele ou mesmo do produto e voltará ao normal se eu parar de usar ou é uma reação que pode permanecer no meu rosto???
Muito obrigada!!!

Clinique disse...

Caro Danilo,

Pelo que descreve, é capaz de beneficiar da aplicação do nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spor Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html).

Ainda assim, o melhor será procurar a Consultora Clinique mais perto de si em www.clinique.com.br, para que possa fazer uma análise de pele e receber um aconselhamento personalizado.

ya.ya.adry disse...

Olá
Gostaria de saber se a clinique tem algum produto que faz clarear sardas hereditárias.
Cumprimentos

Clinique disse...

Cara Amanda,

Como desconhecemos o medicamento que refere, nomeadamente a sua composição e possíveis efeitos secundários, aconselhamos que consulte um dermatologista.

Muito obrigada pela sua compreensão!

Clinique disse...

Olá, ya.ya.adri,

Infelizmente, as sardas são as únicas manchas escuras que a nossa linha anti-manchas não consegue aclarar...!

Anónimo disse...

Boa Tarde ,

Eu tenho um grande problema de manchas escuras nas costas e rosto e nas partes intimas, o pior e que eu sinto muita coçera ...começaram pequenas e foram crescendo e se espalhando ...nenhum Dermatologista consegiu resolver o meu problema ninguem sabia o que era ...mas fui para o exterior e me disseram que era excesso de melanina ...como posso tratar esse problema .

Obrigada.

Linna disse...

Olá, boa noite!
Eu gostaria de saber se os produtos da linha Even Better são indicados também para o corpo, pois tive catapora em novembro e há manchas escuras que gostaria de clarear.
Grata!

Clebson Marques disse...

Gostaria de saber qual o tratamento para tirar as machas que aparecem nas costa depois que retira um pelo encravado ficando essa mancha marrom? clebson2003@ig.com.br espero uma resposta.

Clebson Marques disse...

Olá gostaria de saber se tem algum medicamento ou tratamento que possa tirar machas marrom de cicatrização de foliculite nas costa e gluteos. espero uma resposta. Grato desde já.

Clinique disse...

Caro Anónimo de 24 de Dezembro de 2012 13:26,

À partida, todas as manchas escuras resultantes de excesso de melanina (à excepção de sardas) podem ser atenuadas com o nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spot Corrector.

Ainda assim, aquilo que aconselhamos é que recorra a um especialista, nomeadamente a um dermatologista.

Muito obrigada pela sua compreensão.

Clinique disse...

Caro Clebson,

O nosso sérum Even Better Clinical Dark Spot Corrector é eficaz na atenuação da aparência de todas as manchas escuras à excepção de sardas.

Anónimo disse...

Estou com manchas escuras entre os seios ! O que poderia ter ocasionado essa situação ?

OBRIGADA

Clinique disse...

Cara Anónima,

Muito honestamente, não nos sentimos muito à vontade em aconselhá-la (online, ainda por cima!) naquele que nos parece um caso de dermatologia... já procurou a opinião de um médico?

Anónimo disse...

bom tenho manchas meios pretas perto da polpa da bunda e não é sujeira pois ja fiz de tudo o que posso passar ?

Anónimo disse...

bom dia,me chamo Joyce bom a uns meses atrás apareceu uma pequena mancha escura entre o braco e ante braço só ao passar esse tempo ela aumentou n esta tão escuro e sim ressecada.O que devo realmente fazer?

Eliane Maarkes disse...

Tenho Manchas nas axilas o que faço?

Eliane Maarkes disse...

Tenho Manchas nas axilas o que faço? Ja fui a uma consulta de dermatologia mas nao passa...E quero saber se nao ha outro meio de depilaçao a nao ser a cera,ou os cremes depilatorios a minha pele nao se da com isso

Clinique disse...

Caros Anónimo de 16 de Fevereiro de 2013 às 21:13, Joyce e Eliane Maarkes,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Anónimo disse...

Bom dia,Hoje acordei com uma mancha escura enorme na mão direita e umas pintinhas no braço esquerdo nunca tive isso e do nada acordei assim isso pode ser grave?

Beatriz Ribeiro disse...

Boa Tarde, tenho uma manha escura em cada lado do braço , estou usando uma pomada chamada hidropeek e não esta adiantando.. o que fazer?

Daniela disse...

Bom dia, sou negra e tenho manchas nas pernas, de picadas de insectos e qualquer ferida deixa mancha. Tenho montes de manchas escuras no corpo, por causa da melanina. O que me aconselha a usar? Já usei alguns cremes, mas nenhum foi suficientemente forte. Obrigada

Anónimo disse...

eu tenho umas machar meio marrozadas na mao eu percebo que cada dia que passa surgii uma macha na pele entre os dedos entre as dobradas dos dedos queria uma posiçao sua oq pode ser so uma ideia sei q tenho que procurar um dermatologista maais acaso pode ser uma coisa atoa momentanea depois ssai nao seii me ajude

Ocilene disse...

Tenho no bumbum algumas manchas escuras arredondadas e pequenas. Qual pode ser o tipo desse pigmento? Estive em alguns dermatologistas, sempre com diagnósticos diferentes e nenhum dos medicamentos prescritos surtiram efeito Existe algum tratamento caseiro?
Ocilene - Dom Eliseu-Pa

Ocilene - Dom Eliseu-Pa disse...

Sou morena e tenho no bumbum algumas manchas escuras arredondadas e pequenas. Qual pode ser o tipo desse pigmento? Estive em alguns dermatologistas, sempre com diagnósticos diferentes e nenhum dos medicamentos prescritos surtiram efeito Existe algum tratamento caseiro?

Anónimo disse...

Olá bom dia. Me chamo Danielhe,
Eu tenho muitas manchas castanhas no rosto, a dermatologista me disse que eu teria que fazer um tratamento com ácido retinoico para tira-las de vez do meu rosto, gostaria de saber se seu creme causa o mesmo efeito que o trtamento de ácido retinóico?
Desde já obrigada.

danielhe disse...

Olá bom dia. Me chamo Danielhe,
Eu tenho muitas manchas castanhas no rosto, a dermatologista me disse que eu teria que fazer um tratamento com ácido retinoico para tira-las de vez do meu rosto, gostaria de saber se seu creme causa o mesmo efeito que o trtamento de ácido retinóico?
Desde já obrigada.

Anónimo disse...

Olá,tenho manchas brancas que coçam, muito nas pernas.até hoje não achei a cura.gostaria de saber se ja existe um medicamento eficaz,pois estou deprimida,nao uso mais roupas que deixam minhas pernas a vista,pois tenho vergonha.os dermatologistas que consultei disseram que é psicologico.vcs podem me ajudar?

sabrina disse...

515Ola doutor tenho manchas na perna marrão claro, visíveis somente no claro, não são muitas, mais tem bastante, me sinto mau com elas, queria saber se tem algum método para tirar minhas manchas? obrigada

Clinique disse...

Caros Anónimos, Beatriz Ribeiro, Ocilene - Dom Eliseu-Pa e Sabrina,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Muito obrigada pela vossa compreensão.

Clinique disse...

Caras Daniela e Danielle,

O nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spot Corrector proporciona os mesmos resultados do ingrediente mais prescrito por dermatologistas, conforme poderão ler aqui: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html

Consequentemente, tanto este produto como toda a linha complementar Even Better (pesquisar a etiqueta "manchas" na barra lateral direita deste blogue) são uma boa alternativa para atenuar a aparência da hiperpigmentação.

Anónimo disse...

gostaria de saber o que tem haver usar anticoncepcional hormonal com clareadores de pele? tenho muitas manchas de espinha nas costas e no rosto,gostaria de saber se posso usar o clareador mesmo tomando mensalmente o perlutan?

Anónimo disse...

Eu tive líquen plano e fiquei com manchas escuras por todo o corpo. Tem algum tipo de tratamento eficaz para o clareamento dessas manchas?

Anónimo disse...

OLÁ EU SOU MORENA CLARA E MEU CORPO EXISTE UMAS PARTES ESCURAS NA NAGDAS. E ENTRE AS VIRILHAS. TENHO MANHAS DE CICTARIZES E ALGUMAS MANHCHAS ESCURAS QUE SURGEM. ISSO ME ENCOMODA BASTANTE. NÃO É PANO BRANCO MAS TB N SEI DEFINI-LAS...MEU MAIOR SONHO SERIA ENCONTRAR UMA FORMPOLA DE ELIMINA-LAS.. POIS ENM VOU A PRAIA PQ SINTO VERGONHA E E NEM USO CHORTE, VESTIDOS OU SAIAS. ME AJUDE PORFAVOR????

Anónimo disse...

Ola, sou alergica a picadas de inseto e tenho uma pergunta a respeito de umas manchas que ficaram em volta das minhas picadas de mutuca que foram tratadas com Psorex. A parte onde apliquei a pomada acabou sendo bem maior do que a picada em si pois minha mae dizia "espalha bem". E quando tem que fazer isso em 15 picadas, 2 vezes ao dia vc acaba se impolgando ao espalhar…rsrs. Bom, tambem nao pensei que a pomada afetaria a parte saudavel da minha pele em volta das picadas. Estava errada. Depois de ter usado Psorex durante 14 dias e ter parado como deveria, as picadas voltaram a ficar vermelhas e a cocar, entao reapliquei o Psorex e agora estou com essas manchas em volta. Umas parecem um monte de vazinhos (roxo claro, avermelhado), outras parecem hiperpigmentacao (um monte de manchinhas marrons juntas formando um manchao). No banho ficam ainda mais escuras. Isso sai? Nao estou pegando sol e nem peguei sol nenhum desde quando levei as picadas. Agora depois de quase dois meses as picadinhas ainda estao na pele, mas quase que nao cocam. A minha preocupacao agora e com as manchas que o Psorex provocou. Vcs ja ouviram dessa reacao e poderiam me ajudar? Muito obrigada pela ajuda e parabens mesmo por esse blog!!

Anónimo disse...

Ola, sou alergica a picadas de inseto e tenho uma pergunta a respeito de umas manchas que ficaram em volta das minhas picadas de mutuca que foram tratadas com Psorex. A parte onde apliquei a pomada acabou sendo bem maior do que a picada em si pois minha mae dizia "espalha bem". E quando tem que fazer isso em 15 picadas, 2 vezes ao dia vc acaba se impolgando ao espalhar…rsrs. Bom, tambem nao pensei que a pomada afetaria a parte saudavel da minha pele em volta das picadas. Estava errada. Depois de ter usado Psorex durante 14 dias e ter parado como deveria, as picadas voltaram a ficar vermelhas e a cocar, entao reapliquei o Psorex e agora estou com essas manchas em volta. Umas parecem um monte de vazinhos (roxo claro, avermelhado), outras parecem hiperpigmentacao (um monte de manchinhas marrons juntas formando um manchao). No banho ficam ainda mais escuras. Isso sai? Nao estou pegando sol e nem peguei sol nenhum desde quando levei as picadas. Agora depois de quase dois meses as picadinhas ainda estao na pele, mas quase que nao cocam. A minha preocupacao agora e com as manchas que o Psorex provocou. Vcs ja ouviram dessa reacao e poderiam me ajudar? Muito obrigada pela ajuda e parabens mesmo por esse blog!! Cordialmente, Eloise.

Anónimo disse...

Ola, sou alergica a picadas de inseto e tenho uma pergunta a respeito de umas manchas que ficaram em volta das minhas picadas de mutuca que foram tratadas com Psorex. A parte onde apliquei a pomada acabou sendo bem maior do que a picada em si pois minha mae dizia "espalha bem". E quando tem que fazer isso em 15 picadas, 2 vezes ao dia vc acaba se impolgando ao espalhar…rsrs. Bom, tambem nao pensei que a pomada afetaria a parte saudavel da minha pele em volta das picadas. Estava errada. Depois de ter usado Psorex durante 14 dias e ter parado como deveria, as picadas voltaram a ficar vermelhas e a cocar, entao reapliquei o Psorex e agora estou com essas manchas em volta. Umas parecem um monte de vazinhos (roxo claro, avermelhado), outras parecem hiperpigmentacao (um monte de manchinhas marrons juntas formando um manchao). No banho ficam ainda mais escuras. Isso sai? Nao estou pegando sol e nem peguei sol nenhum desde quando levei as picadas. Agora depois de quase dois meses as picadinhas ainda estao na pele, mas quase que nao cocam. A minha preocupacao agora e com as manchas que o Psorex provocou. Vcs ja ouviram dessa reacao e poderiam me ajudar? Muito obrigada pela ajuda e parabens mesmo por esse blog!! Cordialmente, Eloise.

Clinique disse...

Caros Anónimos e Eloise,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Muito obrigada pela vossa compreensão.

Anónimo disse...

Ola, sou alergica a picadas de inseto e tenho uma pergunta a respeito de umas manchas que ficaram em volta das minhas picadas de mutuca que foram tratadas com Psorex. A parte onde apliquei a pomada acabou sendo bem maior do que a picada em si pois minha mae dizia "espalha bem". E quando tem que fazer isso em 15 picadas, 2 vezes ao dia vc acaba se impolgando ao espalhar…rsrs. Bom, tambem nao pensei que a pomada afetaria a parte saudavel da minha pele em volta das picadas. Estava errada. Depois de ter usado Psorex durante 14 dias e ter parado como deveria, as picadas voltaram a ficar vermelhas e a cocar, entao reapliquei o Psorex e agora estou com essas manchas em volta. Umas parecem um monte de vazinhos (roxo claro, avermelhado), outras parecem hiperpigmentacao (um monte de manchinhas marrons juntas formando um manchao). No banho ficam ainda mais escuras. Isso sai? Nao estou pegando sol e nem peguei sol nenhum desde quando levei as picadas. Agora depois de quase dois meses as picadinhas ainda estao na pele, mas quase que nao cocam. A minha preocupacao agora e com as manchas que o Psorex provocou. Vcs ja ouviram dessa reacao e poderiam me ajudar? Muito obrigada pela ajuda e parabens mesmo por esse blog!!

Anónimo disse...

Olá o meu caso é o seguinte a uns 6meses atrás surgiu uma espinha na parte do colo proximo ao seio,e eu espremi d++++++,onde me ocasionou uma cicatriz ou mancha branca na pele,eu já passei de tudo,pra vê se minha pele voltava ao normal,eu sou branca ,mas a mancha está com um contraste muito forte(branca),gostaria de saber se esta mancha vai sumir????e o que eu devo usar????Me ajudem estou desesperada,pois não uso,blusinha pois chama muito atenção....Obrigada!!!!

Anónimo disse...

Vocês tratam Vitiligo também?

Clinique disse...

Caros Anónimos,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Relativamente à nossa linha Even Better, ela apenas atenua a aparência de manchas escuras; e não de manchas claras como o vitiligo.

Muito obrigada pela vossa compreensão!

Anónimo disse...

Olá, muito bom dia.

Eu sou homem, e tenho uma mancha escura na face provocada pela cicatrização de acne, exacerbada pelo manuseamento que fiz espremendo em demasia. A minha dúvida provavelmente é excusada e sinónimo de teimosia, mas poderá desapareçer sem o auxílio de qualquer químico? De salientar que uso nivia hidrantante azul e coloco inclûsive um pouco no local após a primeira dispersão, até para proteger dos raios UV. Muito obrigado.


Atentamente,

Micael Liberal

Clinique disse...

Caro Micael,

Pela sua descrição, a resposta é sim: deverá conseguir atenuar a aparência das suas manchas com a utilização do nosso sérum anti-manchas Even Better Clinical Dark Spot Corrector (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/even-better-clinical-dark-spot.html).

Anónimo disse...

raola. ha poucos meses, apareceu uma mancha marrom em baixo do peito e esta cada vez aumentando de tanho.

Roberto disse...

Boa tarde!
Nos últimos 3 meses surgiram por 2 vezes manchas marrons espalhadas pelas palmas e dedos da mão. Ao dormir estavam normais e ao acordar lá estavam as manchas que ao longo do dia vão perdendo a intensidade de cor vindo a desaparecer completamente ao final do dia ou dia seguinte.
O que poderia ser?
Obrigado

Anónimo disse...

Apareceram-me manchas escuras na pele das costas, o que poderá ser???

Anónimo disse...

minha pele é branca e quando era criança costumava ficar muito no sol,agora e acabei ficando queimada ,depois quando minha pele se renovou apareceu varias sardas e no momento a parte da miha buchecha e nariz estão branco e com essas sardinhas e minha testa e buço escuros o q eu faço socorro me ajude

Claudia Vitoria disse...

Bom, tenho 16 anos e desde que tinha 14 vêm aparecendo umas manchas marrons na barriga,peito, braço e pescoço, não sei se é uma dessas citadas no post, eu sou branquinha e não saio quando faz sol! ou seja, não tomo sol! e queria saber se talvez possa ser algum tipo de doença de pele? agradeço desde já!!

Anónimo disse...

Eu tenho uma mancha marrom no rosto que parece o mapa mundi... Eu comprei um clareador de pele será que vai dar para remover?
É meu maior sonho...
Eu tenho que tirar essa mancha o mais rápido possível,pra mim levar uma vida normal...Eu tenho muita vergonha de sair,e eu tbm não saio quando está sol,porque eu tenho medo de escurecer mais ainda...
Me ajudem por favor!
Eu emploro!!!
Me ajudem quem pode
Me fala alguma maneira pra mim remover essa mancha só pra mim ser normal como os outros...
Por favor!
Eu até sofro bulling por essa mancha e eu não gosto disso...
Me ajudem por favor!

Clinique disse...

Caros Anónimos,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Muito obrigada pela vossa compreensão.

Anónimo disse...

Oi! Tenho varias manchas escuras nos braços e pernas por conta de ferimentos. Fico até com vergonha de andar de bermuda. Se vocês puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

Anónimo disse...

ola doutora,meu nome e mirian.
queria falar sobre uma alergia que tenho a anos...que são feridas que ao cicatrizar aparecem manchas escuras,ela melhoram e com uns dias voltam e sempre aumentando de tamanho,são bolinhas que se expandem e que conçam bastande,tenho no lado direito da barriga,nas cochas e na dobra do braço.espero ajuda estou desesperada :(
obrigada!

elisa disse...

Ola me chamo. Elisandra. Tenho um problema na minha pele sai espinhas e ficam pretas causando manchas escuras em minha pele...gostaria de saber se tem algo q eu poderia usar para clarear essas manchas

Clinique disse...

Caros Anónimos,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Muito obrigada pela vossa compreensão.


Paula Rodrigues disse...

Ola boa tarde Meu nome é Paula, tenho uma mancha escura no joelho direito e algumas nas costas, porém as das costas é mais clara, já a do joelho é muito escura e me incomoda muito, gostaria de saber se há algum tipo de tratamento, já cheguei a fazer biopsia da pele, porém a dermatóloga disse que não teria o que fazer por ser de nascença, mas gostaria de saber se tem algum produto que faça com que ela clareie um pouco, creio que seja excesso de melanina na região do joelho.

Fico no aguardo de respostas, Obrigada

Anónimo disse...

oi meu nome eh Queila, queria saber qual pode ter sido a causa de sair uma mancha no meu labio superior, nao tomo nenhum tipo de medicamentos tenho 26 anos e so saiu essa mancha, queria saber qual pode ter sido a causa, eu costumo as vezes depila com pinças e logo sair pode ser isso?? obrigada....

Anónimo disse...

Bom dia, depois de algumas gestações percebi q aparece mancha escura entre meu bumbum, provavelmente pelo excesso de peso. O que posso passar para clarear?

Andreia Costa disse...

Bom dia

Meu nome e Andreia estou desesperada levei muitas picadas de mutucas nas pernas, e ficou cheia de manchas tem algum creme que possa sumir essas manchas.

Fico no aguardo

Obrigado

Anónimo disse...

Oi meu nome é sabrielle tenho manchas nas pernas,sempre quando machuco,um ralãozinho de leve que nem sai sangue mancha,ou quando o insento me pica e coço também mancha,exite pumada que tira essas manchas???

Clinique disse...

A todos,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Muito obrigada pela vossa compreensão.

Samuel teixeirs disse...

Olá ,meu nome e camila e estou com o surgimento de umas manchinhas marrons em minhas coxas e em minha costa , ja faz uns 15 dias que apareceram e nao sumiram ainda devo me preocupar? Ficarei grata com algum retorno !

João Santos disse...

Olá,o meu rosto junto ao nariz de vez enquanto fica muito vermelho e escamoso já me disseram que deveria ser rosácea será verdade? E o meu rosto cria muito acne,será que me podem ajudar?obrigado

Anónimo disse...

ola, eu tenho umas manchas pretas a 3 anos na face resultantes da cicatrização. sera possível elimina las, como?

Anónimo disse...

Olla ,Meu nome: é Anderson tenho 17 anos e tenho acne e ja faz um tempo que tem uma mancha branca no meu rosto e percebo que ela ta crescendo O que é?

Clinique disse...

A todos,

É-nos completamente impossível aconselhá-los assim, via internet, pelo que o nosso conselho é que procurem ajuda junto de um médico especialista.

Muito obrigada pela vossa compreensão.

Anónimo disse...

Ola,

Ja fazem um tres anos que estou com umas manchas na minha barriga, as vezes ela fica escura as vezes ela clareia, mas na parte da manha que ela fica mais escuras, será o que pode ser??? como eu posso tratar isso??

Liliana disse...

Boa tarde. Tenho pele clara e sardas em todo o rosto. Uso protecção solar 50+ diariamente. Como as sardas escurecem muito com a praia queria perguntar se o Even better dark spot defense SPF 45 ajuda a que as sardas não escureçam tanto? Obrigada! Liliana

Liliana disse...

Boa tarde. Tenho pele clara e sardas em todo o rosto Uso protecção solar 50+ diariamente. Com a praia as sardas tem tendência a escurecer. O Clinique even better dark spot defense SPF 45 pode ajudar a que as sardas não escureçam tanto? Obrigada!

Clinique disse...

Cara Liliana,

Sim, o Even Better Dark Spot Defense SPF 45 ajuda a proteger a pele de hiperpigmentação - mas atenção que as sardas, por serem congénitas, são as manchas mais difíceis de controlar!

Anónimo disse...

Oi boa tarde, sou mulata e tenho marcas brancas de feridas (picadas e insetos,cortes) nas pernas, fui á vários dermatologistas, cirurgiões plásticos, e nada, pois eles falaram que são cicatrizes hipocrõmicas ( discrômicas ), falta de melanina. Por favor, me ajude a tirar essas marcas nas minhas pernas, pois são feias e tenho vergonha de usar vestidos shorts,porque as pessoas ficam olhando, me indiquem algum tratamento, pomada, cremes, pois sonho em usar vestidos, ir a praia, e tenho esperança e fé em DEUS, o nosso DEUS do impossível que ele vai resolver este meu problema com a ajuda de vocês, aguardo resposta e que DEUS vos abençôem!Meu emaill é joselma.leite05@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde.Apareceram-me manchas escuras na cara dizem que é pigmentação da pele uso protector solar 50+ de La Roche Posay mas sinto-me triste e gostaria de eliminá-las pois confio em -Deus.Por favor ajudem-me. O meu email é paulacvmoliveira@gmail.com obrigada e que Deus vos abençoe também