segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009

As Borbulhas

O Dr. David Orentreich, Dermatologista Orientador da Clinique e filho do fundador da marca, Dr. Norman Orentreich, responde a algumas perguntas frequentes sobre as borbulhas.

O que causa as borbulhas?
As borbulhas surgem quando as glândulas sebáceas, que estão presas aos folículos pilosos da pele como pequenas esponjas, produzem demasiado óleo. Normalmente, as células que delineiam o folículo caem de forma regular, pelo que o óleo acaba por passar para a superfície da pele. No entanto, quando existe um excesso de produção de óleo e as células mortas se ‘pegam’ umas às outras, os poros ficam obstruídos e as bactérias multiplicam-se, causando inflamações. De uma forma geral, as borbulhas começam na adolescência, altura em que uma ‘injecção’ de androgénios (hormonas masculinas, produzidas por ambos os sexos) estimula as glândulas sebáceas no sentido destas produzirem mais óleo.

Isso quer dizer que as pessoas que sofrem de acne têm mais androgénios?
As pessoas que sofrem de acne não têm necessariamente mais androgénios, mas a verdade é que estas hormonas sobre-estimulam as glândulas sebáceas. Por outras palavras, os androgénios não só estimulam as glândulas sebáceas, como também activam células, delineando folículos pilosos, para se descamarem mais rapidamente e se agruparem. Isto obstrui os poros e cria um terreno fértil para o aparecimento de bactérias. Todos nós herdamos uma sensibilidade diferente aos androgénios, a qual faz com que muitas pessoas tenham as primeiras borbulhas na adolescência, quando as hormonas passam para os níveis adultos.

Então, as borbulhas são ditadas pelas hormonas e não o resultado de uma alimentação deficiente?
Não está provada a existência de qualquer ligação entre comer chocolates ou fritos e o aparecimento de borbulhas. Mas é claro que uma alimentação variada e equilibrada faz sempre bem; isto para além de se suspeitar que alimentos ricos em iodo possam desencadear um surto de acne em determinadas pessoas. No entanto, são as hormonas que influenciam de forma mais directa os níveis de produção de óleo.

Para além das hormonas, que outros factores podem desencadear ou agravar as borbulhas?
Factores relacionados com o nosso estilo de vida. Os quatro S’s das borbulhas são:

· Sol: ao fim de alguns dias de exposição, aumenta a espessura da epiderme e a obstrução folicular;
· Suor: aumenta a hidratação da pele e o volume das células da epiderme, o que pode obstruir os folículos;
· Smog: detritos gordurosos nebulizados, que são comedogénicos;
· Stresse: o stresse pode acentuar as condições propícias ao aparecimento de borbulhas, na medida em que está directamente ligado às hormonas. Estimula a glândula supra-renal, a qual cria hormonas que dão origem aos androgénios, a qual vai então estimular a produção de óleo.

Existem ainda outros factores que podem agravar as borbulhas, entre os quais flutuações nos níveis hormonais (especialmente nas mulheres em período pré-menstrual e na menopausa), certos medicamentos (tais como os esteróides) e a aplicação de materiais comedogénicos na superfície da pele.

A idade e o sexo têm alguma influência nas borbulhas?
Os mesmos factores causam o acne em qualquer idade – o sebo e as células mortas obstruem o folículo capilar, as bactérias que aí ficam encurraladas multiplicam-se e o sistema imunitário responde. No entanto, homens, mulheres e adolescentes têm ‘gatilhos’ diferentes.
· Nas mulheres: as alterações na flutuação hormonal mensal e outros desequilíbrios podem causar inflamações, as quais podem ‘activar’ as glândulas sebáceas localizadas na região do queixo e dos maxilares. É este o motivo pelo qual as pílulas anticoncepcionais são receitadas para combater o acne: para equilibrar as hormonas. Baixam os níveis de produção de androgénios e, consequentemente, a produção de óleo.
· De uma forma geral, os homens têm dez vezes mais androgénios que as mulheres, o que sobre-estimula as glândulas sebáceas. Desta forma, os homens são mais propensos a erupções cutâneas no corpo, na medida em que as glândulas sebáceas à superfície da pele são mais activas. Níveis mais elevados de androgénios significam igualmente que os homens podem transpirar mais, em particular nas costas; isto para além dos respectivos estilos de vida e ambientes de trabalho poderem exacerbar as condições propícias ao aparecimento do acne.
· O acne nos adolescentes é causado pela hiperactividade das glândulas sebáceas, estimulada pelo aumento dos níveis de androgénios verificado no início da puberdade. Em primeiro lugar, a actividade das glândulas sebáceas direcciona o óleo para a zona ‘T’, razão pela qual a zona que rodeia o nariz, o queixo e a testa são mais propícios ao surgimento de acne juvenil.

De que forma é que o sol influencia as borbulhas?
Se é verdade que a pele de algumas pessoas fica temporariamente seca e esfoliada devido à exposição solar, também o é que este efeito é passageiro e perigoso. A exposição solar crónica leva ao envelhecimento prematuro da pele e aumenta o risco de cancro da pele. A exposição imediata, por sua vez, faz com que se forme uma camada espessa à superfície da pele, mais propensa à obstrução dos poros. É por esta razão que muitas pessoas têm imensas borbulhas após as férias: não só regressam ao stress do dia-a-dia, como também a sua pele tem que se adaptar. Ao ter que se ajustar a uma nova e mais espessa consistência exterior, responde com erupções cutâneas.

O que faz com que as borbulhas surjam de forma diferente, numa mesma área?
Os especialistas não têm a certeza. Sabemos que a zona ‘T’ é particularmente propensa a borbulhas, na medida em que é objecto de uma enorme actividade da parte das glândulas sebáceas, o que faz com que a nossa pele seja mais oleosa à volta do nariz, na testa e no queixo. Estas zonas são de maior risco porque o sebo atrai as bactérias.

Mexer ou espremer as borbulhas agrava-as?
Sim. Quando as borbulhas são espremidas, a irritação pode causar (ainda) mais vermelhidão, inchaço, inflamação e a multiplicação das bactérias. Podem formar-se cicatrizes permanentes. Só um profissional experiente deve mexer ou espremer uma borbulha – sempre com os instrumentos adequados.

Por que razão alguns tipos de borbulhas deixam cicatrizes permanentes?
As cicatrizes permanentes podem resultar de diversos factores, que originam uma falha no processo de cicatrização da pele. Entre eles encontram-se:
· Hereditariedade: os genes determinam a capacidade de cicatrização de cada pessoa;
· Gravidade das borbulhas: quanto mais graves, maior é a tendência para deixarem cicatriz;
· Mexer: causa ainda mais danos e aumenta o risco de infecções;
· Fumar: prejudica o processo de regeneração, pelo que aumenta a tendência para deixar marcas;
· Exposição solar: a luz ultra-violeta enfraquece as células envolvidas na reparação dos tecidos;
· Um sistema imunitário debilitado: na medida em que o sistema imunitário desempenha um papel fulcral no combate às infecções e no processo de reparação.

Uma pessoa com poros dilatados ou com a pele mais oleosa é mais propensa a borbulhas?
Sim e não. Os poros dilatados indiciam glândulas sebáceas grandes e activas debaixo da superfície. O rosto é a parte mais oleosa do corpo e pode chegar a ter 900 glândulas sebáceas por cada centímetro quadrado. As pessoas que têm uma pele verdadeiramente oleosa são obviamente candidatas a sofrer de acne desde o início, na medida em que as respectivas glândulas sebáceas são interactivas e produzem mais óleo, o que pode provocar a obstrução dos poros e a atracção de bactérias. Os poros dilatados estão directamente ligados à pele oleosa porque permitem que mais óleo atinja a superfície da pele. Mas a verdade é que as pessoas com muitas borbulhas podem ter a pele muito seca, apesar de haver a ideia de que a sua pele tem muito óleo. Uma razão é que estas pessoas utilizam muitas vezes produtos ou medicamentos que retiram à pele os seus óleos naturais.

As pessoas com pele oleosa devem lavar mais a cara, ou isso vai torná-las ainda mais susceptíveis?
Não. A lavagem e limpeza excessivas só vão irritar ainda mais a pele. Acredite ou não, a higiene ou a sujidade nada têm a ver com o aparecimento de borbulhas – já as glândulas sebáceas sim. A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, com um sabonete neutro, seca com pancadinhas suaves e tratada com medicação apropriada, se necessário. Mas as pessoas que fazem muito exercício físico, transpiram e simplesmente não limpam a cara correm um maior risco de terem borbulhas. A transpiração actua como uma película que combinada com os óleos à superfície da pele ‘prende’ as substâncias nos poros. É especialmente importante tomar um duche logo a seguir a um exercício físico intenso, de forma a remover esta película oleosa.

Quem são as pessoas mais propensas ao acne e porquê?
Os especialistas ainda não sabem explicar por que algumas pessoas têm borbulhas e outras não. No entanto, existem diversas condições ambientais, assim como características físicas, que podem tornar uma pessoa mais susceptível ao aparecimento de borbulhas. Numa pele normal, a substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas é libertada para a superfície da pele através da abertura do folículo. Mas também sabemos que existem alterações ao contorno do folículo, as quais impedem o óleo de passar pelo folículo, até à superfície da pele. Nas pessoas que sofrem de acne, as células que delineiam o folículo caem demasiado depressa e agarram-se umas às outras. Estes conjuntos de células bloqueiam a abertura do folículo e por isso o óleo não consegue chegar à superfície da pele e as bactérias que geral e inofensivamente vivem na pele começam a crescer no folículo. Para além disso, factores coadjuvantes como a genética (um ou mais pais com borbulhas frequentes), altos níveis de androgénios em algumas mulheres, baixos níveis de hormonas da tiróide e a idade podem igualmente ter influência no surgimento de borbulhas.

31 comentários:

L e o n o r * disse...

Muito obrigada pela informação, fiquei a saber muito mais sobre as borbulhas!

P. disse...

A informação é optima. No meu caso, que estou grávida, as borbulhas teimam em não desaparecer.... é mesmo uma questão hormonal acho!

xana disse...

ah lindo!! mesmo a propósito!
acho que nc tive tantas borbulhas como neste fim de semana...deve ser do stress então ;)
obrigada pela informação!
beijinho

Inês disse...

Já agora, e por falar em borbulhas, a Clinique tem alguma solução para este problema? Tenho algumas e adorava ver-me livre delas...

Obrigada,
Inês

Clinique disse...

Inês: em resposta à sua pergunta, sim, a Clinique tem uma linha específica para borbulhas, chamada Anti-Blemish. Amanhã prometemos falar sobre ela.

Ana Luísa disse...

Cara Clinique,

Encontro-me a utilizar os vossos produtos há alguns meses, na altura em que inicie a consultora aconselhou-me: redness solutions- soothing desmaquilhante,tónico sem alcool, super defense e super rescue (tipo III/IV), acontece que, há umas semanas para cá começaram-me a surgir algumas borbulhas pontuais de alguma dimensão, o que me estão a preocupar porque já algum tempo que não sabia o que isso era..a minha questão é qual será o melhor produto a aplicar em cada aparição inesperada e pontual.
Obrigada, desde ja, pela atenção!

Clinique disse...

Cara Ana Luísa,

É muito complicado para nós, para não dizer impossível, indicar os produtos mais adequados à sua pele assim à distância, sem vê-la.

À partida, deveria explorar os produtos que compõem a linha Anti-Blemish, mas o ideal é ser vista no seu ponto de venda habitual e aconselhada presencialmente pou uma Consultora nossa, pode ser?

Ana Luisa disse...

Com certeza!Muito obrigada pela atenção!

saraquelmioludo disse...

olá clinique.
desde que tive conhecimento do vosso blog que religiosamente, quando ligo o computador, vou logo consultá-lo.
fico ansiosa por saber mais sobre todos os vossos produtos.
obrigada.

Anónimo disse...

Cara Clinique,
é o seguinte, tem-me aparecido ao longo dos anos umas borbulhinhas brancas na cara não parecendo que seja acne, e já andei a pesquisar o que era, mas não encontrei nenhuma informação acerca disto, por isso queria que me explica-se o que era, e o que devo fazer, sff.
obrigada, pela sua atenção

Clinique disse...

Cara Anónima,

Como poderá compreender, é-nos completamente impossível aconselha-la assim, pela internet, sem ver a sua pele... não tem hipótese de visitar pessoalmente uma Consultora Clinique? Ou, melhor ainda, de ir a um dermatologista?

Anónimo disse...

Clinique, têm me aparecido várias borbulhas no queixo e na verdade até já espremi algumas o que nao devia ter feito. Penso que posso ter já uma ou outra um pouco inflamadas, gostava ,por isso, que me indicassem algum remedio ou creme para tomar ou colocar nelas respectivamente.

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Aconselhamos-lhe que explore a nossa linha Anti-Blemish Solutions, a qual conta com um Sistema dos 3-Passos próprio e, entre outros, com alguns produtos de aplicação localizada, como é o caso do Spot Treatment Gel, para ajudar a eliminar as borbulhas (http://www.clinique-portugal.com/2010/04/anti-blemish-solutions-spot-treatment.html), ou do Post-Blemish Formula, para evitar que as borbulhas deixem marca (http://www.clinique-portugal.com/2010/05/post-blemish-formula.html).

Anónimo disse...

Cara Clinique,
Eu estava com a pele muito limpa, com muito poucas borbulhas, mas de repente, praticamente do dia para a noite, apareceram me muitas borbulhas na cara, no peito e nas costas.
o que poderá ser?

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

As borbulhas podem ser causadas por uma multiplicidade de factores: stresse, factores hormonais, medicamentos, mudanças na alimentação, etc.

Para saber por que motivo lhe apareceu este problema, o ideal é consultar um dermatologista.

Anónimo disse...

Sim, eu tenciono ir a um dermatologista, mas so consegui marcar uma cosulta daqui a algum tempo... Não têm nenhuma sugestão do que fazer até lá?
é mesmo muito importante

Anónimo disse...

Sim, eu tenciono ir a um dermatologista, mas so consegui marcar uma cosulta daqui a algum tempo... Não têm nenhuma sugestão do que fazer até lá?
é mesmo muito importante

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Nesse caso, experimente usar alguns produtos da nossa linha Anti-Blemish Solutions (http://www.clinique-portugal.com/search/label/borbulhas), mas é mesmo importante que vá depressa ao dermatologista!

Anónimo disse...

Boa Noite,

EStou a usar há algum tempo o sistema 3 passos e o pore minimizer, acontece que tenho imensas borbulhinhas em todo o rosto e uma vermelhidão numa das faces, que não desaparece. Neste caso o que é aconselhável? Parar com o sistema 3 passos e usar algo para minimizar as borbulhas e a vermelhidão?
Obrigado

Clinique disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Pela sua descrição é-nos difícil perceber se aquilo que descreve são borbulhas (acne) ou pele sensível... não tem hipótese de ser vista pessoalmente por uma Consultora nossa? Poderá consultar a lista de pontos de venda com Consultora Clinique permanente aqui: http://www.clinique-portugal.com/p/pontos-de-venda-com-consultora.html

Sara Almeida disse...

Bom dia!

Chamo-me Sara e tenho 24 anos. Sempre tive propensão ao acne mas com o passar dos anos e com a toma de contraceptivos, neste caso a pílula, esta questão tinha ficado controlada. Contudo, nos últimos dois meses tenho voltado a ter borbulhas na zona do queixo que teimam em desaparecer. Alguma ideia do que estará na origem deste reaparecimento das borbulhas nesta zona e do que posso fazer para as combater?
Obrigada!

Clinique disse...

Olá, Sara,

As borbulhas podem ter inúmeras causas: stress, factores hormonais, mudanças na alimentação, medicamentos, etc.

De qualquer modo, se tiver três ou mais borbulhas permanentemente no rosto, o ideal será usar o Sistema de 3-Passos da linha Anti-Blemish Solutions: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/sistema-dos-3-passos-da-linha-anti.html

Caso contrário, o ideal será usar apenas alguns produtos da linha Anti-Blemish Solutions na zona do queixo, com particular destaque para o Spot Treatment Gel: http://www.clinique-portugal.com/2010/04/anti-blemish-solutions-spot-treatment.html

Anónimo disse...

Olá boa tarde,

Deixei de fumar e de tomar a pílula em Agosto, desde então que me tem aparecido mais borbulhas.. Mas nestas duas ultimas semanas na zona do queixo, pescoço e peito é impressionante, onde por vezes me dá comichão. É normal?? Também iniciei um trabalho em limpezas em que o contacto com pó, produtos de limpeza , lixo é inevitável. Sei que tenho que procurar um dermatologista, mas que conselhos me pode dar até o consultar.
Obrigada pela atenção.
Laura V.

Clinique disse...

Cara Laura,

Aquilo que descreve é bastante normal. Por vezes, basta uma pequena alteração no nosso estilo de vida (incluindo na medicação que tomamos) para a pele reagir da pior forma.

Aquilo que lhe aconselhamos é que se dirija a um ponto de venda Clinique, para que seja vista pessoalmente por uma Consultora nossa e ela possa aconselhá-la sobre o que fazer, pode ser?

Anónimo disse...

Olá estou a amamentar há 13meses e há 2 meses para cá tenho tido borbulhas não testa e queixo e doe estou a tomar cerezete.
Ajudem me por favor obrigada.

Clinique disse...

Cara Anónima,

Se acabou de ter um bebé e está a amamentar, é natural que as borbulhas que refere sejam de origem hormonal.

Ainda assim o ideal será aconselhar-se junto de um dermatologista, pode ser?

Sininho disse...

olá

Boa noite, tenho uma amiga que foi mãe recentemente e por causa disso teve um "ataque" de acne. Aconselhei-a a utilizar os três passos da linha anti-blemish da clinique, uma vez que comigo funciona perfeitamente. A dúvida é se, estando ela a amamentar, pode usar os produtos? Não faz mal? os componentes existentes nos produtos não interferem com o leite materno? obrigado

Clinique disse...

Olá, Sininho,

Da nossa parte, não temos conhecimento de qualquer motivo que impeça uma grávida de utilizar este ou qualquer um dos nossos produtos.

Ainda assim, recomendamos sempre às nossas consumidoras que confirmem esta informação junto dos seus médicos.

Anónimo disse...

as borbulhas podem causar cancro?

Anónimo disse...

Tenho borbulhas em todo o corpo e sempre k estao para aparecer, começe por coceira no local e depois surgem-as de forma alergica semlhante a um doador de sangue k ficou bastante tempo sem doar e sempre é bilateral, exemplo; se aparece nom dos menbro no utro tabem aparece tal igual, se sai numa das orelhas na outra tanbem e vici-versa, pesso ajuda em resolver essi problema

Clinique disse...

Caros Anónimos,

Recomendamos que procurem um dermatologista para responder às questões aqui colocadas.

Muito obrigada pela vossa compreensão!